A revista do Simpósio Latino Americano de Jogos visa divulgar a produção científica através de um evento anual que oportunizará a pesquisadores, docentes, estudantes, desenvolvedores e empresários latino-americanos a interagirem com espontaneidade levando a integração construtiva de todas estas partes, objetivando discutir as novas perspectivas nas áreas de jogos, não apenas jogos digitais, tendo como pilares a computação, o design e qualquer forma de manifestação artística ou cultural voltada para o que hoje em dia representa o universo dos jogos.
ISSN: 2526-1193
Aprendendo com atividades lúdicas: jogos educacionais online aliados ao ensino da disciplina de língua portuguesa
Jádna C. F. Vieira, Profª. Msc. Sabrina H. D. Rosa, Sueli A. Thomazine
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7
Postmortem da disciplina “Games e Aprendizagem”
Cristiane Denise Vidal, Eliane Pozzebon, Luciana Bolan Frigo
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14
SOFTGAME: Jogo De Tabuleiro Como Material De Apoio À Engenharia De Software
Stela R. Menegon, Luciana B. Frigo, Adriano Oliveira, Eliane Pozzebon
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24
Interações iniciais com um jogo eletrônico na educação a distância: a percepção dos cursistas
Bruna S. Anastacio, Daniela K. Ramos
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30
Estratégias de Game Design na Educação: uma revisão sistemática da literatura
Samara de Sena, Morgana Niehues, Araci H. Catapan
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38
Orientação Profissional e Indústria Brasileira de Jogos: Análise de motivações de alunos do curso de Entretenimento Digital da UNIVALI de Florianópolis
Alessandro Vieira dos Reis
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49
Experiências com o Uso de Jogos Digitais para o Desenvolvimento do Raciocínio Lógico e do Pensamento Computacional
Anelise L. Kologeski, Camille G. Silva, Débora N. F. Barbosa, Rodrigo R. Mattos, Sandra T. Miorelli
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58
AS RELAÇÕES ENTRE OS JOGADORES E AS RECOMPENSAS
Caio Vicentini, Sérgio Nesteriuk
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67
Análise e Reconstrução de um Jogo Educativo para Ensino do Folclore Brasileiro
Wagner de A. Coelho, Alan M. F. de Souza, Paulo V. de L. S. Alvares, Antonio F. L. Jacob Junior
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73
Jogo Sério Persuasivo para Reinserção Social de Dependentes Químicos
Helder C. de Oliveira, Marcelo da S. Hounsell
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80
Adventures Inc: Implementação de hibridização entre os gêneros Action RPG e Idle Game por meio de mecânicas de jogos assimétricas
Felipe Moraes, Sérgio Nesteriuk
Design e Cultura de empresas de Jogos Digitais
Victor Moreira
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97
Análise formal de gameplay: Watch Dogs Ato I
Victor Moreira
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104
Kandinsky e a Narrativa Através das Cores de League of Legends
Ana Luiza Osterne, Emilio Thalles Rocha, Isa Sinara F. Bessa
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114
Jogo de Xadrez com uso de Realidade Aumentada
Alexandre de Matos, Marcio José de Lemos, Olga Yevseyeva, Luciana Bolan Frigo
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122
Gerando Cenários Procedurais Adaptáveis em Um Jogo Mobile
Kévin C. de Sá, Matheus H. Wichman, Márcio G. Martins, Cristiano A. da Costa
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128
SEU-Q - Um Instrumento de Avaliação de Utilidade de Jogos Sérios Ativos
Rafaela B. Schroeder, Marcelo da S. Hounsell
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136
Virtual Human Deformation: A Systematic Literature Mapping
Gabriel C. Silva, Mateus S. Tavares, André T. da Silva, Marcelo da S. Hounsell
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146
EducaAnatomia3D: Jogo Sério para o Ensino de Anatomia do Membro Inferior do Esqueleto Humano
Karolini R. da Conceição, Miguel A. de Oliveira, Robson R. Lemos, Mirieli D. Limana, Cristiane M. Rudolph
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154
Um Sistema de Simulação Dinâmica de Direção: Construindo rotas e cenários com dados reais
Carlos H. da Costa, André T. da Silva, Marcelo da S. Hounsell
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161
Aplicação de Lógica Fuzzy e Redes Neurais em Jogos Computacionais
Maurício T. Pereira, Eliane Pozzebon, Luciana B. Frigo, Tatiana N. dos Santos
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171
Jogos Sérios e a Conscientização sobre o Descarte de Resíduos Urbanos
Isabel Cristina Siqueira da Silva, Luan Carlos Nesi, Angelo Gomes da Silva
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178
Modelo de roteiro para narrativas de games educacionais
Deglaucy Jorge Teixeira, Dulce Márcia Cruz, Berenice Santos Gonçalves
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191
Relações entre a regressão de poderes da personagem e a experiência do jogador
João Bezerra, Sérgio Nesteriuk
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205
Memory Thief: proposta de jogo baseado no “comportamento save-load”
Giovanna Bueloni, Sérgio Nesteriuk
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214
Ilumine: Desenvolvimento Projetual Baseado Na Potencialidade DoUso Da Luz Nos Games
Eduardo Colino da Silva, Sérgio Nesteriuk
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227
PukaPuka: Auxiliando o Letramento Através de uma Plataforma Colaborativa de Jogos
Matheus Henrique Wichman, Bruno Délcio Oliveira de Moraes, Kévin Cardoso de Sá, Rodrigo Remor Oliviera, Rodrigo Ruas Oliveira
Universal Game Design: Social and Practical Insights
Abelmon de O. Bastos
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243
Relic Hunter – Desenvolvimento de um jogo digital para o
entretenimento
Lucas Negoseki, Cassiana Fagundes da Silva, Maurício Ferste
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248
Musical Instructor: concepção e desenvolvimento de um jogo para o
ensino de música
Ana C. A. Brandão, Janniele A. S. Araújo, Tiago F. M. Lima
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253
X-Dengue: Jogando contra a Dengue
Breno G. Barbosa, Carlos R. Niquini, Camila C. Araújo, Michele S. Quintão, Raquel M. Lana, Tiago F. M. Lima
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259
Requisitos não funcionais em jogos digitais com Scrum
Leandro Ramos da Silva
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266
Evolução da arte do game Comenius
João Victor Queiroz Garcia, Isadora Trevisan Locatelli, Dulce Márcia Cruz
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272
Utilização de rede neural artificial otimizada no aprendizado de
máquina em jogos digitais
Renan Cunha, Luan C. Casagrande, Yuri Crotti, Roderval Marcelino, Vilson Gruber
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277
Jogo educativo de conscientização do uso da água potável
Renan M. Luz, Vinicius Martins, Giovani Vian, Diana F. Adamatti
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282
Curitiba-ViewPort: uma cidade virtual para centralizar aplicações
Frederico S. Miranda, Paulo C. Stadzisz
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288
Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem para apoio ao
processo de mediação cultural em museu: caixa interativa das tartarugas marinhas
Lucas Daniel Lira da Silva, Adriana Gomes Alves
Implementação de uma Sandbox de realidade misturada utilizando
Kinect v2
Lucas Clazer Perussolo Adriana Gomes Alves
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299
Experiência utilizando jogo didático para o ensino de Medicina
Cristiane G. Guidoreni, André F. Fonseca, Fábio F. Pagazzi
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303
A emergência do e-sport no Brasil
Jean M. P. Lago
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308
Desenvolvimento de suite de jogos digitais para apoio ao processo
de mediação cultural em Museu Oceanográfico
Bruna Carolina Rebello, Adriana Gomes Alves
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313
MultiEcos – Jogo para Conscientização Sobre o Meio Ambiente
Iara Kelly Garcia, Cassiana Fagundes da Silva, Maurício Ferste
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318
MAPEANDO JOGADORES DE LEAGUE OF LEGENDS (LOL): UM
ESTUDO DE CASO
Luciane Magalhães Corte Real, Luiz Carlos Corte Real Roveda de Oliveira, Juliana Duarte
Flores, Franceline Michailoff
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324
Teseu: jogo de tabuleiro com labirinto dinâmico
Éderson Ayres Castro, Míria Santanna dos Santos, André Peres
Ludosistematização: identificação de sistemas para uma
transposição lúdica
Gabriel Batista, Nívia Ferreira, Sérgio Nesteriuk
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334
O Feminino nos jogos: o que e como mudar?
Ariane Nathaly, Parra Dionisio, Érica Calil Nogueira
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336
Jogo de xadrez entropia com uso de recursos da realidade
aumentada
Alexandre de Matos, Marcio José de Lemos, Olga Yevseyeva, Luciana Bolan Frigo
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338
Game Comenius: jogo digital de educação para as mídias na sala de aula
Dulce Márcia Cruz, Geovanna Passos, Sandra Dias
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