Simpósio Latino-Americano de Jogos

Ludosistematização: identificação de sistemas para uma transposição lúdica

Gabriel Batista, Nívia Ferreira, Sérgio Nesteriuk

Resumo
Neste workshop traremos uma proposta abordando a transposição de conceitos do universo teóricometodológico do game design para transformar sistemas diversos em sistemas lúdicos. Através do reconhecimento da estrutura formal subjacente a um objeto de interesse, alinhado-a a uma proposição conceitual de estrutura comum ao jogos. A exemplo, pode-se tomar o programa Foldit, desenvolvido pela universidade de Washington. Neste se identificou o sistema subjacente à cadeias proteicas, transposto por simulação para uma gamificação que permitiu usuários do programa criarem modelos bons o suficiente para que os pesquisadores pudessem refinar suas pesquisas e chegar à estrutura ideal para um composto de uma enzima vital para a sobrevivência de um vírus parecido com o HIV (G1, 2011). Portanto, traremos ao participante fundamentos a partir de autores do campo, em que trataremos da estrutura formal dos jogos, assim como de sua mecânica. Com fim de fornecer uma ferramenta para identificar, estruturar, e propor uma idea de jogo a partir da análise de um objeto de interesse. O workshop terá, em sua primeira hora, a apresentação dos conceitos a partir de debates e exemplos; na segunda hora será feita atividade em grupo em que estes definirão um objeto de interesse, identificarão sua estrutura tomando como base os conceitos trabalhados, e farão uma proposta de jogo; Na última hora as propostas serão apresentadas para reflexão e debate do processo e resultados obtidos.

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