Simpósio Latino-Americano de Jogos
Ludosistematização: identificação de sistemas para uma transposição lúdica
Gabriel Batista, Nívia Ferreira, Sérgio Nesteriuk
Resumo
Neste workshop traremos uma proposta abordando
a transposição de conceitos do universo teóricometodológico
do game design para transformar
sistemas diversos em sistemas lúdicos. Através do
reconhecimento da estrutura formal subjacente a
um objeto de interesse, alinhado-a a uma
proposição conceitual de estrutura comum ao
jogos. A exemplo, pode-se tomar o programa
Foldit, desenvolvido pela universidade de
Washington. Neste se identificou o sistema
subjacente à cadeias proteicas, transposto por
simulação para uma gamificação que permitiu
usuários do programa criarem modelos bons o suficiente para que os pesquisadores pudessem
refinar suas pesquisas e chegar à estrutura ideal
para um composto de uma enzima vital para a
sobrevivência de um vírus parecido com o HIV
(G1, 2011). Portanto, traremos ao participante
fundamentos a partir de autores do campo, em que
trataremos da estrutura formal dos jogos, assim
como de sua mecânica. Com fim de fornecer uma
ferramenta para identificar, estruturar, e propor
uma idea de jogo a partir da análise de um objeto
de interesse.
O workshop terá, em sua primeira hora, a
apresentação dos conceitos a partir de debates e
exemplos; na segunda hora será feita atividade em
grupo em que estes definirão um objeto de
interesse, identificarão sua estrutura tomando como
base os conceitos trabalhados, e farão uma proposta
de jogo; Na última hora as propostas serão
apresentadas para reflexão e debate do processo e
resultados obtidos.
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