Simpósio Latino-Americano de Jogos

Aprendendo com atividades lúdicas: jogos educacionais online aliados ao ensino da disciplina de língua portuguesa

Jádna C. F. Vieira, Profª. Msc. Sabrina H. D. Rosa, Sueli A. Thomazine

Resumo
O presente artigo tem como finalidade apresentar uma experiência com a utilização de jogos educacionais online para a melhoria do ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa de uma turma do 7 º ano do ensino fundamental de uma escola pública na cidade de Araranguá, Santa Catarina. Durante a aplicação Projeto de Ação na Escola (PAE), os jogos educacionais online trabalhados com os alunos foram de acordo com os conteúdos abordados em sala de aula. A metodologia educacional utilizada foi Unidades de Aprendizagem. Com este trabalho apresenta-se uma reflexão sobre o uso desses jogos e suas possibilidades como estratégia de ensino, quando utilizados como ferramenta pedagógica, treinando habilidades já estudadas, aprofundando questões importantes e desenvolvendo estratégias de raciocínio lógico. Na aplicação do projeto foi usada análise qualitativa, com anotações e uma entrevista oral com os alunos para finalização do projeto. Confirmou-se através desse trabalho que os jogos educacionais ajudam na construção do conhecimento e podem tornar esse processo mais divertido e dinâmico.

Jogos educacionais online; Língua Portuguesa; Ensino Aprendizagem.

Texto completo:

Promoção