Simpósio Latino-Americano de Jogos

Orientação Profissional e Indústria Brasileira de Jogos: Análise de motivações de alunos do curso de Entretenimento Digital da UNIVALI de Florianópolis

Alessandro Vieira dos Reis

Resumo
A formação profissional para a indústria de jogos eletrônicos no Brasil tem uma história de menos de uma década. Pouco conhecimento sobre orientação vocacional para esse setor foi desenvolvido em benefício dos alunos, centros de formação e das empresas formadoras do mercado de trabalho. Diante dessa problemática emerge a questão de como orientar futuros profissionais para colocações em empresas brasileiras de jogos eletrônicos. Nesse contexto, este trabalho objetiva explorar a questão do perfil motivacional (preferências e interesses na carreira) de alunos do curso de jogos da UNIVALI de Florianópolis. A pesquisa contou como principal fundamento teórico o conceito de Âncoras de Carreira, de Edgar Schein, e como procedimento metodológico um questionário online respondido por 25% dos alunos de todo o curso. Os resultados apontam para: a) motivações voltadas à liberdade e à autonomia; b) pouca atenção à segurança na carreira e à aquisição de habilidades técnicas; c) fixação nesse perfil e pouco conhecimento do cenário brasileiro de entretenimento digital.

Jogos educacionais online; Língua Portuguesa; Ensino Aprendizagem.

Texto completo:

Patrocínio