Simpósio Latino-Americano de Jogos
Orientação Profissional e Indústria Brasileira de Jogos: Análise de motivações de alunos do curso de Entretenimento Digital da UNIVALI de Florianópolis
Alessandro Vieira dos Reis
Resumo
A formação profissional para a indústria de jogos
eletrônicos no Brasil tem uma história de menos de
uma década. Pouco conhecimento sobre orientação
vocacional para esse setor foi desenvolvido em
benefício dos alunos, centros de formação e das
empresas formadoras do mercado de trabalho. Diante
dessa problemática emerge a questão de como orientar
futuros profissionais para colocações em empresas
brasileiras de jogos eletrônicos. Nesse contexto, este
trabalho objetiva explorar a questão do perfil
motivacional (preferências e interesses na carreira) de
alunos do curso de jogos da UNIVALI de
Florianópolis. A pesquisa contou como principal
fundamento teórico o conceito de Âncoras de
Carreira, de Edgar Schein, e como procedimento
metodológico um questionário online respondido por
25% dos alunos de todo o curso. Os resultados
apontam para: a) motivações voltadas à liberdade e à
autonomia; b) pouca atenção à segurança na carreira e
à aquisição de habilidades técnicas; c) fixação nesse
perfil e pouco conhecimento do cenário brasileiro de
entretenimento digital.
Palavras-chave
Jogos educacionais online; Língua Portuguesa; Ensino Aprendizagem.
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