Simpósio Latino-Americano de Jogos

Curitiba-ViewPort: uma cidade virtual para centralizar aplicações

Frederico S. Miranda, Paulo C. Stadzisz

Resumo
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão presentes na vida diária da sociedade, trazendo benefícios a diversos setores e facilitando a vida das pessoas, mas atualmente não existe uma plataforma computacional que centraliza aplicações com propósitos sérios. Diante deste contexto surge a seguinte pergunta: cidades virtuais 3D são capazes de centralizar aplicações que proporcionam benefícios e agreguem valor na vida das pessoas? Este artigo propõe a criação de uma cidade virtual e para alcançar este objetivo algumas ferramentas foram utilizadas, dentre as quais se destacam o motor de jogo Unity 3D, na qual toda a codificação foi feita com a linguagem C#. Como resultado, é apresentada a cidade virtual multijogador Curitiba-ViewPort (C-VP). A C-VP (também pode ser considerada como um jogo) é o primeiro passo de um projeto maior que irá buscar parcerias com pesquisadores(as) em diversas áreas do conhecimento e também com o setor público/privado para o desenvolvimento de aplicações sérias. A C-VP tem o objetivo de suportar o desenvolvimento de diversas aplicações em diferentes contextos (medicina, psicologia, área de ensino, planejamento urbano etc.) e gerar insumos para outras pesquisas. Mesmo sendo um protótipo, a C-VP mostra indícios de ser capaz em centralizar aplicações com propósitos sérios.

Palavras-chave
jogos sérios, cidades virtuais, cidades inteligentes, cidades digitais.

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