Simpósio Latino-Americano de Jogos
Implementação de uma Sandbox de realidade misturada utilizando
Kinect v2
Lucas Clazer Perussolo Adriana Gomes Alves
Resumo
O artigo aborda o projeto cujo objetivo é compreender tecnologias como Kinect e o uso de realidade virtual,
misturada e aumentada. Pretende-se criar experiências interativas aos visitantes do Museu Oceanográfico Univali,
possibilitando um universo de exposição além do acervo físico exposto no museu, trazendo novas sensações e
aprendizados do mundo oceânico em uma linguagem voltada para um público de todas as idades. Por meio dessa
experiência o usuário é colocado frente a temas relacionados a degradação do ambiente oceânico, como
derramamento de petróleo. O ambiente em implementação aplica os conceitos de realidade misturada, sendo
caracterizado por uma caixa de areia física (Sandbox), um sensor Kinect v2 para capturar as profundidades da areia e
um retroprojetor responsável por projetar realidade virtual nesta caixa, proporcionando uma sensação aos visitantes
de um mundo semirreal de profundidades do oceano e da vida marinha.
Palavras-chave
museu, realidade misturada, interface natural, interface tangível.
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