Simpósio Latino-Americano de Jogos
Experiência utilizando jogo didático para o ensino de Medicina
Cristiane G. Guidoreni, André F. Fonseca, Fábio F. Pagazzi
Resumo
Nas últimas três décadas observa-se uma reaproximação junto ao lúdico como ferramenta educacional. No entanto,
poucos estudiosos direcionaram sua atenção para estudar o efeito do lúdico no Ensino Superior em Medicina.
Acreditamos que a mais importante atribuição dos médicos é a realização do diagnóstico correto. Observando-se a
oportunidade de se trabalhar ludicamente em cima deste conceito, foi criado o jogo Desafio Clínico. Ele almeja, de
maneira lúdica, criar um ambiente de simulação de atendimento médico, o que traz para mais próximo do estudante
de Medicina a realidade do dia-a-dia da prática médica, e colabora com a aquisição de conhecimento e
desenvolvimento de habilidades de raciocínio clínico/diagnóstico, inerentes ao exercício da Medicina. A capacidade
do Desafio Clínico em gerar discussão de conceitos, troca de conhecimentos entre os alunos e o despertar de seu
interesse pôde ser observada nas partidas realizadas.
Palavras-chave
jogos didáticos, medicina, jogos de tabuleiro, jogos analógicos.
Texto completo:
PDF