Simpósio Latino-Americano de Jogos

Experiência utilizando jogo didático para o ensino de Medicina

Cristiane G. Guidoreni, André F. Fonseca, Fábio F. Pagazzi

Resumo
Nas últimas três décadas observa-se uma reaproximação junto ao lúdico como ferramenta educacional. No entanto, poucos estudiosos direcionaram sua atenção para estudar o efeito do lúdico no Ensino Superior em Medicina. Acreditamos que a mais importante atribuição dos médicos é a realização do diagnóstico correto. Observando-se a oportunidade de se trabalhar ludicamente em cima deste conceito, foi criado o jogo Desafio Clínico. Ele almeja, de maneira lúdica, criar um ambiente de simulação de atendimento médico, o que traz para mais próximo do estudante de Medicina a realidade do dia-a-dia da prática médica, e colabora com a aquisição de conhecimento e desenvolvimento de habilidades de raciocínio clínico/diagnóstico, inerentes ao exercício da Medicina. A capacidade do Desafio Clínico em gerar discussão de conceitos, troca de conhecimentos entre os alunos e o despertar de seu interesse pôde ser observada nas partidas realizadas.

Palavras-chave
jogos didáticos, medicina, jogos de tabuleiro, jogos analógicos.

Texto completo:
PDF

Apoio

Promoção

Realização


















Patrocínio