Com o intuito de propagar a crescente cultura dos RPGs e Boardgames (jogos de tabuleiro) na região sul de Santa Catarina, foi criado em 2014 o JogaJunto – Encontro Araranguaense de Jogos.
       Em 2016, este encontro acontecerá no dia 15 de outubro das 9 às 12 horas, integrado ao evento SLAT, para os jovens de todas as idades.
       O objetivo deste encontro não é apenas apresentar esta “nova modalidade” de entretenimento, mas de formar uma comunidade de jogadores. Da mesma forma, o encontro visa também auxiliar os produtores independentes e proximidades, fornecendo espaço para playtests e divulgação de seus projetos para o público.
Junto ao JogaJunto, também haverá o Museu do RPG. O objeto do Museu do RPG é trabalhar e difundir o Roleplaying Game em suas diversas manifestações, tais como o RPG de mesa, live action, jogos digitais, ferramentas de jogos através da internet, RPG de cartas e demais modalidades já existentes e a serem criadas.
Participe e conheça o acervo deles no SLAT Jogos. Mais informações em: http://www.museudorpg.com.br/
        Você já pensou em participar de uma história, interagindo diretamente com ela sem saber o seu final, ou sequer o que pode acontecer com a sua última escolha?
       Esta é a premissa de um Role-Playing Game (ou RPG, para encurtar). Criado nos anos 70 a partir dos wargames (jogos de tabuleiro clássicos, que recriam combates em larga escala), os RPGs focam-se na construção de narrativas envolventes, centradas em Personagens fortes e envolventes resolvendo situações e enfrentando suas consequências.
       Aos jogadores, a interação fica por conta de seus Personagens – sua personalidade, capacidades, virtudes e defeitos. Sua construção depende de seu respectivo jogador, assim como sua atuação “em cena”.
       No formato mais clássico do RPG, um dos jogadores atuará como “o Mestre do Jogo” - aquele que interpreta o mundo à volta dos jogadores. Lugares, pessoas, aventuras e perigos... tudo que os Personagens lidam e/ou enfrentam durante a história.
       E, por falar nela, a história em si surge das escolhas do Personagem, incrementada pelas respostas do Mestre e suas descrições. Trata-se de uma criação coletiva, onde todos interagem e se divertem, remontando as antigas tradições de recontar histórias.
*Quem tiver interesse em participar do JogaJunto, as inscrições abrirão a partir de 03/10/2016.
Jairo Borges Filho: jairoborgesf@yahoo.com.br
Bernardo Freitas Raulino: Freitas1983@gmail.com
Lucas Bernardes: death_six@hotmail.com