Programação das Apresentações de Artigos

Trilha: Cultura - Chair Daniela Ramos
Local:Sala 310 Bloco A

Horário Artigo Autores
9h Aprendendo com Atividades Lúdicas: jogos educacionais online aliados ao ensino da disciplina de língua portuguesa Jádna Custódia Ferreira Vieira, Profa. Msc. Sabrina Hax Duro Rosa, Sueli Aparecida Thomazine
9h25 Post-Mortem da Disciplina “Games e Aprendizagem” Cristiane Denise Vidal, Eliane Pozzebon, Luciana Bolan Frigo
9h50 Interações Iniciais com um Jogo Eletrônico na Educação a Distância: a percepção dos cursistas Bruna Santana Anastacio,
Daniela Karine Ramos
10h15 Intervalo
10h30 Softgame: Jogo De Tabuleiro Como Material De Apoio À Engenharia De Software Stela Ronchi Menegon, Luciana Bolan Frigo, Adriano Oliveira, Eliane Pozzebon
10h55 Estratégias de Game Design na Educação: uma revisão sistemática da literatura Samara de Sena, Morgana Niehues,
Araci Hack Catapan
11h20 Orientação Profissional e Indústria Brasileira de Jogos: análise de motivações de alunos do curso de entretenimento digital da Univali de Florianópolis Alessandro Vieira dos Reis
11h20 Orientação Profissional e Indústria Brasileira de Jogos: análise de motivações de alunos do curso de entretenimento digital da Univali de Florianópolis Alessandro Vieira dos Reis
11h45 Experiências com o Uso de Jogos Digitais para o Desenvolvimento do Raciocínio Lógico e do Pensamento Computacional Anelise L. Kologeski, Camille G. Silva,
Débora N. F. Barbosa, Rodrigo R.,
Mattos, Sandra T. Miorelli


Trilha: Computação - Arte e Design - Chair Gustavo Mello Machado
Local: Sala 315 Bloco A

Horário Artigo Autores
9h As Relações entre os Jogadores e as Recompensas Caio Vicentini Sérgio Nesteriuk
9h25 Adventures Inc: implementação de hibridização entre os gêneros Action Rpg e Idle Game por meio de mecânicas de jogo assimétricas Felipe Moraes, Sérgio Nesteriuk
9h50 Um Jogo Sério Persuasivo para Reinserção Social de Dependentes Químicos Helder Cognaco de Oliveira,
Marcelo da Silva Hounsell
10h15
10h30 Análise e Reconstrução de um Jogo Educativo para Ensino do Folclore Brasileiro Wagner de A. Coelho, Alan M. F. de Souza,
Paulo V. de L. S. Alvares,
Antonio F. L. Jacob Junior
10h55 Design E Cultura De Empresas De Jogos Digitais Victor Moreira
11h20 Análise Formal de Gameplay: Watch Dogs Ato I Victor Moreira
11h45 Kandinsky e a Narrativa através das cores de League Of Legends Ana Luiza Osterne, Emilio Thalles Rocha, Isa Sinara F. Bessa, Inga Freire Saboia, Carlos Eduardo Novais


Trilha: Computação - Chair Robson Lemos
Local: Sala 304 Bloco A

Horário Artigo Autores
9h Jogo de Xadrez com uso de realidade aumentada Alexandre de Matos, Marcio José de Lemos, Olga Yevseyeva, Luciana Bolan Frigo
9h25 Educaanatomia3d: jogo sério para o ensino de anatomia do membro inferior do esqueleto humano Karolini R. da Conceição, Miguel
A. de Oliveira, Robson R. Lemos, Mirieli
D. Limana, Cristiane M. Rudolph
09h50 Gerando cenários procedurais adaptáveis em um jogo mobile Kévin Cardoso de Sá, Matheus Henrique
Wichman, Márcio Garcia Martins,
Cristiano André da Costa
10h15 Intervalo
10h30 Um Sistema de Simulação Dinâmica de Direção: construindo rotas e cenários com dados reais Carlos H. da Costa, André T. da Silva,
Marcelo da S. Hounsell
10h55 Virtual Human Deformation: a systematic literature mapping Gabriel C. Silva, Mateus S. Tavares, André
T. da Silva, Marcelo da S. Hounsell
11h20 Seu-Q - um instrumento de avaliação de utilidade de jogos sérios ativos Rafaela Bosse Schroeder,
Marcelo da Silva Hounsell
11h45 Aplicação de Lógica Fuzzy e Redes Neurais em jogos computacionais Maurício T. Pereira, Eliane Pozzebon,
Luciana B. Frigo, Tatiana N. dos Santos


Trilha: Arte e Design - Cultura - Chair Paulo Martins
Local: Sala 302 Bloco A

Horário Artigo Autores
9h Pukapuka: auxiliando o letramento através de uma plataforma colaborativa de jogos Matheus Henrique Wichman, Bruno Délcio Oliveira
de Moraes, Kévin Cardoso de Sá, Rodrigo Remor Oliviera, Rodrigo Ruas Oliveira
09h25 Modelo de roteiro para narrativas de games educacionais Deglaucy Jorge Teixeira, Dulce
Márcia Cruz, Berenice Santos Gonçalves
09h50 Jogos sérios e a conscientização sobre o descarte de resíduos Isabel Cristina Siqueira da Silva, Luan
Carlos Nesi, Angelo Gomes da Silva
10h15 Intervalo
10h30 Relações entre a regressão de poderes da personagem e a experiência do jogador João Bezerra, Sérgio Nesteriuk
10h55 Ilumine: desenvolvimento projetual baseado na potencialidade do uso da luz nos games Eduardo Colino da Silva, Sérgio Nesteriuk
11h20 Memory Thief: proposta de jogo baseado no “comportamento Save-Load” Giovanna Bueloni, Sérgio Nesteriuk

Apoio

Promoção

Realização


















Patrocínio